Como não procrastinar!
1- Reconhecer-se como procrastinador de tarefas já é um passo para reverter a situação.
2- O passo seguinte é investir em ações para deixar de procrastinar.
3- Escolha uma tarefa para começar.
a- Faça uma lista das vantagens e desvantagens de adiar esta tarefa.
b- Faça uma lista das razões para começar e realizar esta tarefa.
4- Depois de ter decidido que vai mesmo realizar a tarefa:
a- Defina a hora, o local em que realizará a tarefa.
b- Divida a tarefa em etapas e estipule prazos para cada uma delas.
c- Reflita sobre os possíveis obstáculos que vai encontrar.
d- Arranje soluções para ultrapassar tais obstáculos.
e- Procura ter todo o material à mão antes de começar a tarefa.
f- Comprometa-se consigo mesmo, como se fosse um contrato pessoal.
g- Estenda seu compromisso informando um amigo teu acerca dos teus planos.
h- Defina uma recompensa para receber logo após terminar a tarefa.
5- Durante a realização da tarefa:
a- Em vez de pensar e se “pré-ocupar”, ocupe-se e comece a agir.
b- Quando sentir que está cansado, faça uma pausa.
c- Mas estipule um horário para voltar ao trabalho.
d- Comece pelas etapas mais difíceis ou prioritárias.
e- Deixe as tarefas mais agradáveis para o fim.
6- Depois da realização da tarefa:
a- Elogie-se.
b- Recompense-se como planejou.